Neste dia 16 de Agosto temos a Lua Nova de Leão. A Lua, Rainha da Noite e das emoções, ela está no signo de Leão, num território governado pelo Sol, é convidada a se expor, a permanecer num ambiente de muita luz e claridade e a trabalhar a criatividade, as diversões.
E assim como no Principio de Correspondência no Hermetismo,´´O que está em cima é como o que está embaixo´´, as nossas emoções mais inconscientes serão expostas a claridade. Não tente esconder, pois uma ação ou situação repentina vai clarear o que não era visível. Sim, é uma sensação desagradável e inquietante para nós, mas a Lua também está no reino do Sol, algo desconfortável para ela.
Sol e Lua encontram-se aos 23º de Leao, signo da alegria, criatividade, crianças, sorte. Agora é o momento de alimentarmos a nossa criança interior, de encontrarmos a alegria que encontramos dentro de nós quando estamos conectados com o Universo, aquela que não depende, nem é responsabilidade de mais ninguém além de nós próprios. Aquela alegria que está sempre lá, basta estarmos atentos e a sentirmos. Se não tem sentido esta alegria ultimamente, o Universo vai ajudar a encontrar, mas não é fora, é dentro de si. Primeiro, por situações repentinas vai notar onde está a ausência dela, e depois sim, você vai ouvir seu coração e a sua criança interior a pedir: faz isto que tanto alegra…lembras-te?…
Devido ao Sol e a Lua estarem em quadratura exata com Urano, desafios e situações imprevistas irão ocorrer, é necessário uma certa flexibilidade para lidar com o inesperado e um extremo cuidado para não cair em atitudes rebeldes. Os luminares estão num termo de Mercúrio e face de Marte. Mercúrio está a aproximar-se de Marte mas não chega ao seu encontro, assim certas irritabilidades, palavras mais cortantes e pensamentos mais raivosos poderão começar a surgir nestes dias, mas a partir de dia 20, tendem a dissipar-se.
Vénus retrograda também está em Leão junta ao Sol e à Lua, ela já está a fazer o seu papel, está no meio do seu ato, fazendo-nos repensar nas nossas relações amorosas, no nosso amor próprio e nas nossas finanças. Ao mesmo tempo que as nossas emoções vêm a tona e que temos a oportunidade de as ver com mais clareza, pois o Sol tudo ilumina, ao mesmo tempo que a nossa alma clama e vai em busca por alegria e auto-satisfação. A Vênus esta a representar bem o seu papel, a sua dança se interliga com os luminares, pois o Amor tudo faz renascer, e nos faz lembrar que antes de amarmos o outro temos que nos amar a nós próprios.
Marte está a ir ao encontro de Urano, numa fala harmoniosa de um trígono, o que nos dá a motivação e a força de por meio de atitudes improvisadas obtermos a solução de diversos problemas, e de obtermos inspiração em atitudes fora da rotina. O inesperado ganha força, e a capacidade de sair da sua zona de conforto traz extrema iluminação e o derrubar de limitações, principalmente nos primeiros dias desta lunação.
A Luz que tanto ansiava chegou, o Sol em Leão com sua máxima força iluminará as carências e as sombras emocionais, mas tem que primeiro haver clareza para depois ser tratado. A Luz do Sol também lhe carregará de energia a Alma para ir em busca do que a faz feliz. Marte e Urano trarão a ousadia e a coragem e Vênus, tão importante para nós, continuará a nos levar na sua dança rumo ao renascimento, ao encontro do nosso amor próprio. Nosso primeiro amor. Deixemo-nos levar nesta dança de Vênus, sem questionar, pois mais à frente tudo iremos entender. Quando ela terminar a sua retrogradação e voltar a pisar pela ultima vez por todos os graus onde andou, estaremos renovados e prontos para disfrutar de todos os prazeres novamente. O amor tudo faz renascer.